PROCURA - Arquitecto / projecto - 550 projectos on-line

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas

Última edição - DARCO Magazine 16 - 268 páginas
FRANCISCO MANGADO . EDIÇÃO MONOGRÁFICA ESPECIAL

CURIOSIDADES DE UM SECIL.ARQ.NUNO BRANDÃO COSTA E VILA NOVA ANTIGAS





Recentemente o arquitecto Nuno Brandão Costa ganhou o Prémio Secil 2008 de Arquitectura com o seu projecto para o Edifício administrativo e Show-Room “Móveis Viriato”, Rebordosa, Paredes.

O Prémio Secil é uma distinção nas áreas da Arquitectura e Engenharia - organizada pela empresa cimenteira Secil, entre outros desde o ano 1992 - que distingue, de dois em dois anos, a mais significativa solução de arquitectura e engenharia - portuguesa - aplicada no respectivo biénio.

O Júri escolheu este ano, Nuno Brandão, docente da Faculdade de Arquitectura da Uporto - curiosamente meu professor durante uns meses, época da qual não guardo particulares alegrias ou saudades -, um dos poucos jovens arquitectos portugueses em que sobressaem aspectos próprios de indivíduos com grande potencial.

Uma delas é notoriamente a disciplina e o invejável rigor construtivo que, goste-se ou não dos projectos em causa, se constata em toda a sua, já extensa, obra. O outro aspecto é a coerência do traço; onde quer que as suas obras sejam construídas, inseridas numa paisagem industrial rural e/ou urbana, o seu traço demonstra a capacidade de uma mesma pessoa analisar e transformar a envolvente de uma forma sempre muito própria, coerente e nunca degenerando.

Qualquer que seja o programa surge uma mais valia, que se sabe logo à partida "foi desenhada por este senhor". Algo que talvez só se encontre em outras gerações, nas obras de Aires Mateus e Carrilho da Graça.

Não sou contudo, grande "apreciador" da arquitectura de Nuno Brandão Costa. mas o certo é que ele já é dono de uma obra muito interessante e é um grande arquitecto. E só nestes, se pode encontrar este tipo de curiosidades com as quais vos brindo; neste caso em concreto, uma analogia com a casa Elza Berquó, 1967, de Vila Nova Artigas, mestre brasileiro.

Saiba mais:http://www.secil.pt/default.asp?pag=premios_nac
http://www.nunobrandaocosta.com/

Deixe o seu comentário

Nome

Email

Mensagem

darco magazine 15

darco magazine 14

darco magazine 13

darco magazine 12

darco magazine 11

darco magazine 10

darco magazine 09

Darco Magazine 08

darco magazine 07

darco magazine 06

darco magazine 05

darco magazine 04

darco magazine 03

darco magazine 02

darco magazine 01